Paróquia São Judas Tadeu celebra o seu padroeiro

Tribuna de Petrópolis - 27/10/2011

A Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Mosela, celebra o seu padroeiro nesta sexta-feira. Durante todo o dia, serão sete missas, além da festa externa que terá a venda de doces, salgados, bolo do padroeiro e artigos religiosos. Entre os dias 19 e 26 de outubro foi realizada a novena, que contou com a presença de vários sacerdotes da Diocese de Petrópolis. O santo é popularmente conhecido como intercessor das causas desesperadas e também é padroeiro do Clube de Regatas do Flamengo.
A missa das 7h é destinada aos devotos e às equipes de trabalho. Logo após a celebração, haverá a bênção do bolo do padroeiro. Às 9h, a missa é especial para a Escola São Judas Tadeu e às 11h quem marca presença são as pastorais da comunidade. Já às 14h acontece a Missa dos Enfermos. Às 16h30, a celebração é voltada para os dizimistas e benfeitores. E como amanhã também é feriado para o serviço público municipal, às 18h30 a missa é para os funcionários públicos. A tradicional procissão de São Judas Tadeu ocorre às 20h e às 20h30 o encerramento das festividades vem através da missa solene.
Para os rubro-negros, o santo se tornou forte na década de 50. O padre Góes, da Paróquia São Judas Tadeu, do bairro carioca do Cosme Velho, foi até a Gávea celebrar uma missa, em 1953. Naquela ocasião, o clube estava há quase nove anos sem ganhar o Campeonato Carioca. O religioso pediu que os torcedores fossem até o templo e acendessem uma vela para o santo. E deu certo. O time iniciava ali a conquista do seu segundo Tri Carioca (1953/54/55). Em 2007, César Maia, então prefeito do Rio, decretou o Dia do Flamenguista, a ser comemorado também em 28 de outubro.
A Paróquia São Judas Tadeu foi criada em 2010 pelo bispo diocesano Dom Filippo Santoro, que  nomeou como pároco padre Luis Melo e vigário padre Nerel Quirino. A igreja, porém, existe desde a década de 50 e a estruturação da comunidade se deve principalmente ao trabalho do incansável frei Aniceto Kroker. O religioso veio em 1956 para o Convento dos Franciscanos em Petrópolis e foi vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
As Obras Sociais São Judas Tadeu da Mosela, reconhecidas como de Utilidade Pública Municipal em decreto de 1958, dão suporte à paróquia. Fundada em 28 de outubro de 1952, tem como principal fruto a Escola São Judas Tadeu, que hoje mantém convênio com a Mitra Diocesana e a Secretaria de Educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros