Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Tribuna de Petrópolis - 18/10/2011

A Companhia de Dança Lúmini abriu o evento ontem, no Theatro Municipal
Foi inaugurada ontem a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2011, que é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento deste ano terá como tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos. Em Petrópolis, serão 243 atividades que serão realizadas, em sua maioria, no Laboratório Nacional de Computação Científica, no Quitandinha, onde foi montada a Tenda da Ciência.
A inauguração, na noite de ontem, contou com a participação da Companhia de Dança Lúmini. Na solenidade que marcou a abertura oficial, no Theatro D. Pedro, o grupo apresentou  uma proposta inovadora, que une dança, ciência e tecnologia de ponta. O trabalho tem como base  pesquisas realizadas no Núcleo de Dança da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi a primeira vez que o espetáculo foi apresentado em um teatro.
A companhia trouxe a peça As Aventuras de Nina e Atomita, dirigida por Sérgio Machado. “O espetáculo conta a história de uma menina que precisa fazer um trabalho para a feira de ciências da escola e é ajudada por um vizinho. Ele mostra para ela que a química está em tudo e é dessa forma lúdica que nos apresentamos, utilizando efeitos especiais na coreografia e conhecimentos de dança, física, química e biologia”, descreveu ele.
De acordo com o governo municipal, a expectativa é de que Petrópolis supere o número de visitações da última edição do evento, quando mais de 20 mil pessoas percorreram os estandes. A cidade será a sexta de todo o país em número de atividades promovidas – sendo todas elas com entrada gratuita – e também a com maior concentração de atrações do Rio de Janeiro. Ao todo, serão mais de 9 mil eventos acontecendo simultaneamente em 450 cidades, por meio de 655 instituições.
“É uma excelente oportunidade para a população petropolitana conhecer os diversos institutos de pesquisas nacionais ligados Ministério de Ciência e Tecnologia. O intuito é mobilizar todos, principalmente as crianças e jovens, em torno do tema deste ano e ainda despertar o interesse para essa área. O palco principal será o LNCC, mas teremos palestras e cursos em diversas instituições como a Fase, a Universidade Católica de Petrópolis, a Estácio de Sá, o Museu Imperial e a Fiocruz”, destacou Robson Cardinelli, secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura. A SNCT pretende mostrar a importância do tema escolhido para a vida e para o desenvolvimento do país e possibilitar que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações, além de valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local