Casa Cláudio de Souza é reaberta ao público

Tribuna de Petrópolis - 13/07/2011


Na solenidade também foi lançado o novo guia de visitação do Museu, agora em inglês. Pedro Carlos de Orleans e Bragança autografou a publicação

Foi reaberta ontem a Casa de Cláudio de Souza, que pertence ao Museu Imperial, após restauração que durou cerca de oito meses. A solenidade registrou o comparecimento de grande público. Entre os presentes, destacaram-se Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial; Cláudia Storino, representante do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Cláudio Aguiar, presidente do Pen Clube do Brasil; Ataualpa Antônio Pereira Filho, Joaquim Eloy Duarte dos Santos e Luiz Carlos Gomes, representando as entidades que ocupam a casa desde 1993.
“Uma casa como esta restaurada é muito gratificante para todos nós. A cultura e as letras encontram um espaço ideal para suas atividades. O Pen Clube do Brasil foi fundado em 1936 por aquele que é lembrado por ter sido um grande benfeitor, no entanto, Cláudio de Souza precisa ser lembrado também como um dramaturgo importante para o Brasil. Foi um homem rico sim, mas com grande desprendimento de coisas materiais”, declarou Cláudio Aguiar.Na solenidade, foi lançado também o Guia de Visitação do Museu Imperial em língua inglesa. A iniciativa é apoiada pela Família Imperial Brasileira e um exemplar do guia foi autografado por Pedro Carlos de Orleans e Bragança. Este exemplar vai ser arquivado na biblioteca do museu. O guia em português já é distribuído aos visitantes desde 16 de março. Maurício Vicente lembrou que o local registrou 330 mil visitas em 2010. “A beleza da casa nos rejubila muito. Essa abertura é importantíssima para a cultura de Petrópolis. Nunca vi a casa tão cheia como hoje. Aproveito a oportunidade para convidar todos para uma leitura de algumas obras de Cláudio de Souza no próximo dia 14”, disse Joaquim Eloy, que preside a Associação Petropolitana de Letras e é membro também da Academia Brasileira de Poesia.Com a conclusão do restauro iniciado em novembro de 2010, a casa vai reunir em sua biblioteca 660 obras, sendo livros do escritor e de outros autores consagrados, que foram doadas junto com o imóvel à União, em 1956. A coordenação do espaço, administrado diretamente pelo Museu Imperial, ficará com Rosane de Freitas e Marta Duboc. A casa ficará aberta ao público de terça a sexta, com possibilidade de consulta do acervo.Localizado na Praça da Liberdade, o espaço será um museu-casa e contará com a biblioteca do acadêmico e uma galeria para eventos e exposições temporárias. Também permanecerão na casa as sedes e bibliotecas da Academia Petropolitana de Educação, da Academia Petropolitana de Letras, da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e do Instituto Histórico de Petrópolis.Estão previstos ainda eventos periódicos, como leituras de obras literárias, encenação de peças, exposições e outras atividades relacionadas à literatura, ao teatro e à música, áreas às quais Cláudio de Souza se dedicou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros