Atenção aos idosos

Tribuna de Petrópolis - 08/07/2011

Os taxistas César Luciano e José Luís dizem que o frio espanta os passageiros: ninguém quer sair de casa
O inverno de 2011 já é um dos mais rigorosos dos últimos anos no Brasil. Na cidade de Urupema, em Santa Catarina, a temperatura registrada oficialmente no dia 28 de junho foi de -8,8ºC. Já em Petrópolis, na estação localizada no Pico do Couto (no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, vinculado ao Comando da Aeronáutica), a temperatura chegou a 3ºC no início do mês passado. Com esse clima, já há registro de mortes por causa do frio no Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
De acordo com estudos feitos por médicos na cidade de São Paulo, idosos, lactentes, desabrigados, alcoólatras e doentes crônicos fazem parte do grupo que exige vigilância redobrada pela fragilidade e risco para o desenvolvimento da hipotermia. De acordo com estes profissionais, a homeostase, equilíbrio perfeito do meio interno do organismo, precisa que a temperatura corporal esteja entre 36,6ºC e 37,6ºC.
“A criança se movimenta o tempo todo, já o idoso fica mais parado. O risco principal está aí. A energia do corpo é o calor, que é gerado através dos alimentos que ingerimos ou da movimentação. Por isso, aconselho os idosos a proteger as extremidades do corpo com gorro, luva e meia de lã. É uma medida prática que vai ajudar muitas pessoas”, explicou a médica geriatra Márcia Cristina Martins Barreto.
Além, disso quem trabalha em alguma atividade exposta ao mau tempo acaba tendo a saúde e o próprio serviço afetados. É o caso dos taxistas do ponto da praça Dom Pedro, que, com 42 carros, é o maior da cidade. “O movimento de passageiros está fraco. Esse tempo não ajuda, só a chuva forte mesmo”, disse Luis Carlos. “Com o tempo assim, as pessoas não saem muito de casa e ficamos mais na espera. A maior procura é de idosos e também para levar crianças até a escola”, relataram os taxistas César Luciano e José Luís da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros