Três ambulâncias do Samu nas ruas até o fim de julho

Tribuna de Petrópolis - 22/05/2011


A secretária municipal de saúde, Aparecida Barbosa da Silva, anunciou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será implantado em toda a Região Serrana até o final de julho. Petrópolis receberá a Central de Regulação Médica e servirá de referência para todas as 16 cidades da região. A central será responsável pelo atendimento de todas as chamadas 192 efetuadas nos municípios do consórcio. A implantação do serviço foi discutida no último dia 11, em reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis-Serra), em Nova Friburgo.
“Teremos três ambulâncias: duas de atendimento básico e uma de avançado, assim como Nova Friburgo e Teresópolis. As demais cidades só terão uma unidade básica. O Samu é regional, deverá ser implantado em todos os municípios simultaneamente”, declarou a secretária. 
O local para a Central de Regulação Médica já está definido. Será na Avenida Barão do Rio Branco, em prédio que já é da Prefeitura, na entrada do Quarteirão Brasileiro. “É uma área de fácil acesso, ao lado do Corpo de Bombeiros. Foi um local muito bem pensado e planejado, por ser via de acesso aos distritos, e precisa ser equipado ainda com um bom sistema de rádio. Está nas estatísticas: 75% dos casos são resolvidos por telefone, 20% necessitam da ambulância com o suporte básico, com um enfermeiro, e somente 5% precisam da ambulância de atendimento avançado, que tem um médico”, disse Aparecida. 
A empresa que fará a obra no prédio já está contratada e falta somente o Ministério da Saúde enviar os recursos para a realização da intervenção e compra de equipamentos. O local deve estar pronto para funcionamento em dois meses. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) fará a capacitação dos profissionais para todas as cidades envolvidas no projeto. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, as prefeituras terão que arcar com 25% do financiamento.
Os outros municípios a serem também contemplados com a instalação do Samu são: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local