Sem médicos, HAC para a urgência e encaminha pacientes a outros hospitais

Tribuna de Petrópolis - 08/05/2011


Ontem, apenas seguranças e funcionários da limpeza trabalhavam na urgência e emergência: secretaria diz que atendimento volta ao normal hoje

Os setores de emergência e urgência do Hospital Alcides Carneiro estão sem médicos neste fim de semana. A informação já era de conhecimento público na noite de sexta-feira, quando a reportagem da Tribuna de Petrópolis apurou que a ala masculina da emergência havia ficado mais de seis horas sem atendimento.  Na manhã de ontem, seguranças do hospital já avisavam a quem chegava ao local que não havia médicos. A direção do hospital e a Secretaria de Saúde confirmaram o fato.

Grávida de quatro meses, Amanda Júlia, que estava acompanhada do esposo, Deivid Cristiano, foi uma das pessoas que se dirigiu ao HAC neste sábado. Ela havia sofrido um sangramento e estava preocupada com a evolução de sua gravidez. No entanto, a segurança permitiu que ela fosse até a emergência e tentasse o atendimento. Por sorte, algum médico foi deslocado de função e pode atendê-la. Foi a única.
Ana Lúcia Teixeira Pinto, diretora técnica do HAC, comentou a situação. “É muito comum hoje, em todo o país, que exista uma carências em certas áreas, como a pediatria, maternidade e emergência. O médico também não quer estar em uma posição de vulnerabilidade, já que outros profissionais não estariam trabalhando. Tenho uma médica com uma doença grave e em licença. Sem contar também as férias. Pela dificuldade na reposição, ficamos desse jeito hoje”, disse a doutora Ana.
Ana Lúcia disse, ainda, que como responsável não pode deixar o setor aberto com um só profissional. O Alcides Carneiro atendia cerca de sete mil pessoas por mês, antes da instalação das UPAs na cidade. Com as unidades inauguradas no fim do ano passado, os atendimentos emergenciais passaram a ficar em torno de 5,5 mil. A grande quantidade de pessoas que procuram o local expõe muito os médicos. “Isso é o problema do país inteiro”, disse a diretora.
A Secretaria de Saúde informou que a emergência do Hospital Alcides Carneiro está sem médicos, pois alguns deles não puderam realizar o plantão deste fim de semana e não foi possível fazer a substituição dos mesmos. Contudo, o setor está aberto para encaminhar os pacientes para os demais locais de atendimento do município. Uma ambulância está disponível para o transporte dos mesmos.
Quem necessitar de atendimento de emergência pode se dirigir ao Hospital Municipal Dr. Nelson Sá Earp, às UPAs do Centro e Cascatinha e ao Pronto Socorro do Alto da Serra. A secretaria acrescentou ainda que, neste domingo, o atendimento de plantão voltará à normalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local