Clube Musical Euterpe chega aos 110 anos e comemora a data com festa

Tribuna de Petrópolis - 28/05/2011

A comemoração do aniversário do clube foi celebrada com festa só para convidados, na sede, no Alto da Serra
Tradicionais e com presença marcante nas festas populares, as bandas musicais não se deixam levar pelas constantes mudanças do tempo. Uma centenária instituição de Petrópolis comemorou ontem 110 anos de criação e ainda realiza suas retretas (nome dado às exibições pela cidade). É o Clube Musical Euterpe, uma das mais antigas bandas do Estado do Rio de Janeiro, sediado no Alto da Serra. Para marcar a data, o clube realizou uma festa fechada para os músicos e seus familiares, além de convidados, na noite de ontem. A própria banda animou a festividade.
Aniceto Romão de Moraes Machado é o atual presidente do clube. Ele é músico da banda desde 1948. “Hoje, infelizmente, o governo municipal não ajuda muito, e sei que temos direito a uma verba federal para auxiliar nas despesas. Só que ela não tem sido repassada. Bandas de outros municípios já contam com os recursos. Fazemos bailes para angariar fundos e poder sustentar a banda. Os músicos não recebem salário, mas pagamos a passagem nos dias de ensaio e dividimos o pagamento das apresentações”, explicou Aniceto.
Há 15 anos como presidente administrativo, ele organiza os ensaios semanais da banda toda quinta-feira, entre 19h30 e 21h. Os 35 músicos, com gente dos 17 aos 88 anos, são regidos pelo professor Fabiano Maciel. Para quem quiser ingressar no seleto grupo de instrumentistas, durante toda a semana são oferecidas aulas de música: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e de 17h às 19h. Um dos frutos do Euterpe é o arranjador, compositor, produtor musical e trombonista Vittor Santos.
O diretor Aniceto Machado lembra que as aulas não funcionam como um curso e são ministradas somente para os interessados em fazer parte do centenário conjunto. Quem quiser obter mais informações pode ligar para o clube: 2247-1580. O Euterpe fica na Rua Teresa, 1348, no Alto da Serra. Todo primeiro domingo do mês, a banda se apresenta na praça Luiz Furtado da Rosa, em Corrêas, entre 10h e 12h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local