Advogado lança livro sobre a Medida Provisória

Tribuna de Petrópolis - 22/09/2011 

Luiz Eduardo Anesclar lança o livro hoje, no Centro de Cultura Raul de Leoni
O advogado petropolitano Luiz Eduardo Anesclar, doutor em Direito, lança hoje, às 19h, na Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, no Centro de Cultura Raul de Leoni, o livro “A Medida Provisória na Constituição Brasileira de 1988: Potestade Legislativa do Poder Executivo”. A obra é a tese de doutorado defendida pelo autor na Universidade de Granada, na Espanha, em 2006. Ele voltou ao Brasil em 2008, após seis anos fora, traduziu os escritos e conseguiu publicá-lo no mês de abril.
“Foi preciso sair do ambiente onde se passa o objeto de estudo para observar melhor a situação utilizando até pensadores europeus. A Medida Provisória deveria ser extirpada da constituição em 1993, quando foi confirmado o regime presidencialista. Isso era para ser um instrumento do parlamentarismo, como funciona na Itália. Hoje o governo edita muitas MPs, o que é motivo de críticas de parlamentares e constitucionalistas”, explica Anesclar.
De acordo com o advogado, a Medida Provisória só pode ser editada com urgência e relevância de matéria, se não cumprir um destes itens já é inconstitucional. Após sair do Executivo, tem 60 dias para ser votada pelo Congresso Nacional e, se uma das casas legislativas não der um parecer, o prazo é prorrogado automaticamente. “Nos moldes atuais, as MPs se aproximam muito mais ao Decreto-Lei dos militares do que à constituição da qual fazem parte”, declarou ele.
Luiz Eduardo tem vontade de escrever mais livros após conseguir lançar a sua primeira obra. Aos 49 anos, fez a graduação em Direito na Universidade Católica de Petrópolis (1990), especializou-se em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense (1994) e os Estudos Avançados foram feitos em Sevilha, na Espanha (2001). O doutorado foi realizado com uma bolsa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Governo Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros