Rua Paulo Barbosa pode ser remodelada

Tribuna de Petrópolis - 13/02/2011

A Rua Paulo Barbosa deve passar por uma grande transformação ainda neste ano. Primeiramente será uma das vias do Centro Histórico que receberá o projeto Faixa Livre, que tem como objetivo dar mais agilidade ao trânsito da cidade. Está em estudo também, pela secretaria de Planejamento e Urbanismo, o plano de remodelamento da rua. A obra, ainda em análise, vai beneficiar comerciantes, moradores e pedestres, fazendo com que as pessoas tenham um espaço melhor organizado.
Depois de realizar as modificações na Rua Souza Franco, a CPTrans (Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte) vai implantar a faixa seletiva nas ruas Paulo Barbosa e Washington Luís, preparando a cidade para o novo sistema de ônibus que irá funcionar após a licitação para o transporte coletivo. Alguns comerciantes querem conhecer o projeto para saber quais os benefícios que terão com as novas medidas na Paulo Barbosa.
“Aqui em frente à loja é difícil organizar a entrada de mercadorias, pois os caminhões são grandes. O problema maior é que outros caminhões param na Paulo Barbosa e fazem a carga e descarga para comércios de ruas adjacentes e atrapalham o trânsito. Acho que a situação ficará estável. É esperar para ver o resultado”, disse José Renato Gorni, do Terê Frutas.
O posicionamento dos veículos na Rua Paulo Barbosa ficará assim: os coletivos urbanos continuam estacionados na faixa mais à direita, a faixa central está reservada como pista exclusiva para os coletivos, outras duas faixas mais à esquerda são destinadas aos outros veículos e ao longo do lado ímpar os veículos vão deixar de parar de forma perpendicular e vão passar a ficar paralelos à via.
A CPTrans informa que a priorização dos ônibus é importante nesse momento em que está sendo finalizado o processo para abertura de nova concessão. As faixas seletivas dão mais agilidade ao percurso dos ônibus. Exemplo disso é a Rua Souza Franco, que após a implantação da faixa seletiva reduziu em 50% o tempo de viagem das linhas que tem a via como itinerário. A faixa seletiva na Rua Paulo Barbosa, onde atualmente trafegam uma média de 510 veículos/hora, vai ordenar o trânsito no local e agilizar o trânsito na Rua do Imperador.


Prefeitura esclarece mudanças na Silva Jardim

Segundo a assessoria da Prefeitura, entre as intervenções para a melhoria do trânsito está a mão dupla da Rua Silva Jardim. Para que a mudança ocorresse era necessário que antes retornasse a mão dupla na Avenida Ipiranga, que absorveu 100 mil veículos por dia reduzindo o trânsito em outras vias, inclusive na Rua Silva Jardim. A medida vai facilitar o acesso dos moradores da própria via, além de beneficiar motoristas de táxis e moradores de regiões próximas, como Quissamã e Estrada da Saudade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local