Fim do horário de verão garante mais uma hora no dia

Tribuna de Petrópolis - 19/02/2011


Frederico gosta do horário de verão: ele aproveita o dia claro para momentos de lazer com amigos e a família

Após 126 dias, o horário de verão termina hoje, na passagem de sábado para domingo. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Muita gente costuma aproveitar um pouco mais das tardes ensolaradas e retarda a volta para casa. Com um melhor aproveitamento da luminosidade natural, evita-se o consumo de energia da iluminação pública e das residências. Dessa forma, ocorre uma redução da demanda energética, que nesse ano foi de 4,4% no horário de pico, de 18h às 23h, conforme informou ontem o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
“É muito melhor esse horário. Gosto mais do horário de verão, é muito mais agradável. Aproveito todo dia, pois saio do trabalho às 16h e nesse período tem mais dias de sol para aproveitar. O horário de verão é horário de lazer”, disse Frederico de Sá, no fim da tarde de ontem.
O horário de verão brasileiro, que começou no dia 17 de outubro de 2010, cobriu dez estados e o Distrito Federal: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esse esquema especial de horário é utilizado por 30 países atualmente, sendo adotado primeiramente pela Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. 
“Eu levanto mais cedo todos os dias, às 5h45, para aprontar as crianças para a escola, e ainda tá bem escuro. A luz que acabo gastando de manhã é economizada à noite. Na próxima semana é bom que vai estar mais claro”, falou Maria Helena de Sá.
Quem utiliza o transporte rodoviário na rotina de trabalho ou estudo acaba sendo afetado pelo horário de verão. Os que acordam muito cedo vão ganhar uma horinha a mais de sono no fim de semana e sairão de casa com o dia mais claro nos próximos dias, mas se alguém subir a serra hoje, vindo da Rodoviária Novo Rio, tome cuidado para não perder o último ônibus, ele sai às 23h58. Quando o relógio marcar 0h e voltar para às 23h, a empresa Única-Fácil não vai considerar a virada  no horário. A empresa só voltará a operar na linha às 5h30 deste domingo.
O Brasil é o único país equatorial do mundo a adotar o horário de verão. As nações cortadas pela Linha do Equador têm uma incidência de luz solar mais uniforme durante todo o ano e dessa forma não há muita vantagem na adoção do horário de verão. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança do sistema, para que ele opere com mais folga e as sobrecargas sejam evitadas.
Já são 37 edições do horário de verão no país. O Decreto 20.466, de 1º de outubro de 1931, inaugurou a medida no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local