Receita faz alerta contra fraude por meio de carta

Tribuna de Petrópolis - 17/02/2011

Vários contribuintes de todo o país estão recebendo correspondências solicitando atualização de dados perante a Receita Federal através de um site indicado no documento, assim como já acontecia por e-mail. O site indicado na carta falsa é http://info2010.xx10.mmx/, que não tem nenhuma ligação com o governo.
A Receita Federal destacou que a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) continua sendo motivo para golpes na internet. A Receita reforça o alerta para que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão. A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.
Mensagens falsas, enviadas em nome de órgãos públicos e de empresas privadas, circulam livres pela internet. Quadrilhas especializadas em crimes digitais tentam obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes. Estas mensagens, cada dia mais criativas e sempre invocando urgência, iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, que usam nomes e timbres oficiais. Em seguida, estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que assim, acabam por repassar, a estes fraudadores, dados pessoais e fiscais.
A Receita Federal dá algumas dicas para não cair em fraudes: Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal”; excluir imediatamente a mensagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local