Corte no orçamento da União afeta cursinhos

Tribuna de Petrópolis - 16/02/2011

Apesar das más notícias, Dalton Soares diz que está otimista com o mercado
Desde o anúncio do corte de R$ 50 bilhões do orçamento federal, no dia 9 de fevereiro, muitos brasileiros que pretendem buscar uma vaga nos concorridos concursos públicos ficaram um pouco confusos com a situação. A suspensão dos concursos faz parte do pacote de ajuste dos gastos do governo Dilma Rousseff, mas especialistas de todo o país garantem que esse corte não afetará as provas previstas para este ano, principalmente pela necessidade de captação de novos servidores.
Em Petrópolis, os cursos preparatórios permanecem otimistas. O curso Atual transferiu o início das aulas para março e terá turmas de manhã e à noite, durante a semana, e aos sábados. Um dos motivos para não se alarmar com o corte de verbas federais e suas possíveis consequências é a possibilidade do Tribunal de Contas da União (TCU) determinar que os terceirizados sejam substituídos por concursados. Estima-se que 55 mil postos estejam ocupados mediante terceirização indevida no governo federal.
“Sofremos um impacto considerável, tivemos cerca de 5% de desistências, mas a maioria delas foi de alunos imediatistas, que querem obter logo aprovação nos concursos. Entretanto, com as informações obtidas e a nossa experiência, sabemos que é muito complicado o governo fazer muitos cortes, pois existe demanda do mercado. Fomos bem transparentes e instruímos as pessoas para que não caíssem em boatos”, explicou Dalton Soares Costa, coordenador do curso preparatório Atual.
O curso Atual tem turmas para provas ainda neste ano. Os concursos previstos são para a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Banco Central e Correios, que deve ser realizado ainda no primeiro semestre de 2011. Um órgão do governo gera grande expectativa para quem busca estabilidade, segurança e ótimo salário, principais metas dos concurseiros: o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) tem projeto para abrir 720 agências em todo o país. A área de segurança também deve ser estruturada por conta da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local