Paróquia do São Sebastião em festa pelo padroeiro

Tribuna de Petrópolis - 10/01/2012

A Igreja que agora está com a pintura finalizada está em festa
A Paróquia de São Sebastião do Indaiá inicia amanhã a tradicional festa do seu padroeiro, que começa com a novena nesta quarta-feira e termina somente no dia 22 de janeiro. Realizada desde o ano 2000, a novena sempre motiva os fiéis e é uma preparação para o dia do santo, 20 de janeiro, quando serão celebradas seis missas. Durante os nove dias, haverá a presença de muitos devotos de toda a cidade. O pároco estima entre 400 a 500 pessoas presentes em cada dia. Neste ano, o tema é Eis o que o Espírito diz à Igreja.
“A novena é um grande momento de preparação que a Igreja celebra desde o tempo em que Jesus pediu que os apóstolos não saíssem de Jerusalém entre a Ascensão e Pentecostes. Assim, esse período de nove dias ficou ligado a uma espera por algo maior. Espero que a comunidade se renove em muitos aspectos, por isso escolhi a imagem do Apocalipse das igrejas primitivas. Será uma renovação para a igreja paroquial. Tragam a Bíblia”, informou o pároco padre João Rosa de Miranda.
As comunidades do fim do primeiro século tiveram a atenção chamada pelo próprio Deus e assim o padre espera cativar os fiéis e exortá-los. A cada dia um sacerdote de outra paróquia irá pregar na novena, sempre celebrada junto com a missa, às 19h30, com exceção do domingo (15), que continua às 19h. No dia do Glorioso Mártir, haverá a tradicional alvorada festiva às 6h e o início da festa com barraquinhas até o dia 22.
No dia 20, as missas serão às 7h, 9h, 11h, 15h30 (Missa dos Enfermos), 18h e 19h30 (precedida com procissão pelas ruas do bairro). No dia 21, haverá um show no pátio da Igreja de São Sebastião com a dupla Heid e Márcio, que tocam MPB, às 20h30. Já no dia 22, além das missas de domingo (8h, 11h e 19h) e de um Show de Prêmios (14h), haverá apresentação do Ministério Ar.Anjos logo após a última celebração. Neste mesmo dia, uma queima de fogos encerrará os festejos.
A festa de São Sebastião acontece no mesmo local desde 20 de janeiro de 1952, data da segunda iniciativa para arrecadar fundos para a construção da igreja (a primeira festa foi em setembro de 1951). A comissão de obras era encabeçada por frei Leão, pároco de Santo Antônio do Alto da Serra, do qual o bairro fazia parte, e colaboradores como João Arnaldo Theóphilo, José Francisco Nicolau e Custódio Ferreira da Costa. A igreja foi inaugurada em 23 de janeiro de 1955. O santo foi invocado por ser padroeiro da peste, que havia atingido o logradouro há alguns anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros