Novena de São Sebastião - 3º Dia


Imagem ornamentada ontem
No terceiro dia da Novena do Glorioso Mártir São Sebastião, a missa foi presidida novamente pelo Pe. Alan Rodrigues, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé. Mas quem fez a reflexão sobre a Igreja de Esmirna, com o tema "Não temas o que deverás padecer" (Ap 2, 8-11), foi o nosso pároco, Pe. João Rosa, que contextualizou o tempo em que o livro do Apocalipse foi escrito.

Pe. João na oração da Novena
Pe. João destacou que os próprios judeus eram os que mais se incomodavam com o crescimento do cristianismo, que era considerado uma seita dentro do judaísmo. Das sete igrejas existentes no fim do século I e que são descritas no livro, somente duas não são reprovadas e uma delas é Esmirna. Como Deus não tem nada a reprovar, Ele elogia a comunidade. No entanto, anuncia que enviará tribulações durante dez dias para testar a fé do povo. "Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida", diz o versículo 10.

Quem for mais fiel receberá uma recompensa melhor. O prêmio é a vida eterna, que deve ser encarada como uma conquista. "Jesus foi o primeiro desmotivador, a desanimar quem tinha dúvidas. Foi a pessoa mais realista do Evangelho, desestimulante mesmo, pois Ele nunca prometeu vida fácil e ninguém é obrigado a cumprir o que Ele diz", destacou o Pe. João. O Evangelho de ontem tratava de uma passagem de Mateus 16, 24: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me".

Pe. Alan, amigo da comunidade desde os tempos de seminarista
No fim, o padre Alan deixou também o seu recado em tom de brincadeira: "Quando eu for pároco não prometo vida sem sofrimento, mas colocarei uma placa na frente da Igreja dizendo: 'Pode vir, mas prepara o lombo'", frisou ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local