Passeio guiado vai revelar a riqueza da Igreja Luterana

Tribuna de Petrópolis - 16/06/2011

O pastor Elton Pothin lamenta a falta de apoio
O templo da Igreja Luterana, a mais antiga edificação religiosa de Petrópolis, estará aberto à visitação pública durante a Bauernfest. O passeio guiado será feito entre os dias 23 e 26 de junho, 29 de junho e também entre 1 e 3 de julho, sempre nos horários de 9h às 12h e das 14 às 17h. A igreja fica na Avenida Ipiranga, 346. Uma novidade para os visitantes será a realização de uma feira de artesanato e uma feira de pratos, com doces e salgados produzidos pela comunidade luterana, que soma 1800 membros na cidade. As mostras serão feitas em um espaço nos fundos do templo.
“Antes, não havia iniciativa alguma que possibilitasse a abertura do templo durante a Bauernfest, que é a festa do colono alemão, ou qualquer outra época. Hoje, só abrimos a igreja para visitas com agendamento prévio. Dessa vez, fomos nós que tomamos a frente e resolvemos pela abertura. Infelizmente, a Prefeitura não apoia e nosso templo também ficou de fora do roteiro turístico religioso publicado em uma revista oficial do governo municipal”, declarou o pastor Elton Pothin.
O pastor lamenta a falta de apoio do poder público e reclama da burocracia que existe para que seja feita uma reforma no templo. A fachada da igreja luterana necessita de uma nova pintura e reforma. Algo que está sendo adiado pela falta de recursos próprios. Por seu estilo neogótico, semelhante às igrejas católicas, o templo só ganhou este aspecto 50 anos depois da sua construção. Inaugurado em 1863, a torre só foi erguida em 1903. No Império, não era permitido.
“A torre foi construída somente após a Proclamação da República, pois a Constituição do Império de 1824 dizia em seu artigo 5º que ‘a religião católica apostólica romana continuará a ser a religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas com o seu culto doméstico ou particular, em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de templo.’ Assim não podia ser completada a torre”, relatou o pastor.
Os primeiros colonos alemães chegaram em 29 de junho de 1945 e, exatos dois meses depois, fundaram a comunidade evangélica de Petrópolis. No entanto, há registros de atos evangélicos já em 1840 e, neste mesmo ano, a realização de um batizado luterano na localidade do Itamarati. O templo da Avenida Ipiranga contou com o auxílio de muitos colonos e foi construído rapidamente entre agosto de 1862 e março de 1863. A Catedral São Pedro de Alcântara começou a ser construída só em 1884. Apesar de católico, Dom Pedro II chegou a visitar o local.
Para a visitação guiada durante a Bauernfest, um outro atrativo para turistas e interessados por história é o Arquivo Histórico da Igreja Luterana. Lá estão as fotos de todos os pastores, desde 1846, assim como fotos da trajetória luterana em Petrópolis e até um exemplar de uma Bíblia utilizada em 1845. Elizabeth Maller, coordenadora do Museu Casa do Colono, está à frente do arquivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros