Alcoólicos Anônimos celebram seus 76 anos

Tribuna de Petrópolis - 13/06/2011

Na última sexta-feira, os Alcoólicos Anônimos (AA) completaram 76 anos de existência. A data marca a fundação da entidade, em 10 de junho de 1935, na cidade norte-americana de Akron. A irmandade surgiu através do encontro de Bill W. e o Dr. Bob. Ambos eram alcoólatras e lutavam contra a doença. A percepção de alcoolismo como uma doença ainda não era difundida. No Brasil, desde 1947, o desafio é conscientizar os mais jovens a dar o primeiro passo: admitir impotência perante o álcool.
O grupo mais antigo da cidade é o Petropolitano, fundado em 23 de novembro de 1963, que esteve sediado em um sobrado do número 79 da Rua Barão de Tefé e foi o sétimo a ter início no país. Hoje, o grupo se reúne às quartas e sábados no Centro de Saúde. São 20 grupos com atividade em Petrópolis, 425 no Estado do Rio de Janeiro, 4698 no Brasil e cerca de 100 mil no mundo, atingindo 185 países.
“Na primeira reunião, tivemos a presença de 19 pessoas e dois ingressantes. Eles tinham o nome de Ari e Alfredo, que formavam justamente a sigla AA. A média de participação foi de 35 pessoas por reunião em maio. Desde o início, os encontros de sábado já registraram o ingresso de 1828 pessoas”, relatou o fundador do Grupo Petropolitano, ainda atuante nas reuniões.
Segundo o livro Alcoólicos Anônimos, publicação oficial de 1939, o AA é uma irmandade onde homens e mulheres compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver um problema comum e ajudar outros a se recuperar do alcoolismo. O único requisito para se tomar membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro, não existem taxas ou mensalidades.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone 2243-1443.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local