terça-feira, 20 de julho de 2010

EAC


Flamengo ganhou, duas vitórias seguidas e no G4 do Brasileiro. Mas vou dar um tempo na cobertura futebolística, até a próxima semana, pois estou focado numa só coisa: o 9º EAC. Talvez não deveria ficar assim e tenho motivos de pró e contra. Por 3 anos estive à frente do grupo e aí sim se justificava toda a preocupação e responsabilidade. Contudo, decidi por mais uma vez ser consumido dessa força. É a última vez com essa magnitude porém. Daqui pra frente não posso fazer mais força e que venha, se for vir, naturalmente.

Muitos, quase ninguém pra falar a verdade, entende o que é e o que significa. Só a Karen mesmo, não por ser minha namorada, mas por estar mais perto que qualquer outra pessoa entende isso. Os que vêem de fora não adianta, não entendem e não adianta explicar. É responsabilidade, é ter compromisso, ser prestativo, ser servo e não ser omisso. É assumir e não renunciar.

Faz parte de mim, anda junto comigo desde o início. Qualquer coisa que marque a sua adolescência e ainda chega com força no início da fase adulta, vai te nortear pelo resto da vida. Não é que precise fazer parte eternamente. Mas está pra sempre ligado e nenhuma pessoa é capaz de desatar. Vira um epíteto, uma alcunha da pessoa. Vestir a camisa é realmente trajar um manto, um símbolo.

Deixo claro que não sou insubstituível e não quero marcar território. Jéssica está cumprindo o seu papel, é a coordenadora de fato e não só no papel. Indicada por homens, mas escolhida de Deus.

Só quero fugir a paradigmas e coisas do tipo "é sempre assim". Que Deus possa ajudar nesse difícil momento, dê toda a paz e discernimento. Amém!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Rogério fica feliz com atuação no clássico

O Técnico Rogério Lourenço comemorou a vitória no clássico que é muito boa para o time na Gávea. Não só pelo fato de ganhar do Botafogo, mas de poder dar um novo ânimo ao elenco que sentiu a polêmica do goleiro Bruno e ainda vive com as desconfianças de ser um grupo mais fraco do que na campanha vitoriosa do ano passado. Rogério também destacou a importância dos jogadores criados na Gávea.

"Temos muitos jogadores jovens e é bom ver o amadurecimento deles, com a equipe respondendo taticamente. Temos que manter a tranquilidade e não achar que está tudo certo. Independente da vitória, tivemos alguns problemas e temos de acertar", disse o treinador.

A vitória dá a tranquilidade necessária para o time se acertar e buscar mais um título brasileiro. Rogério está ciente ainda que foi só o começo e ainda precisa evoluir. Concluindo, ainda disse que o apelo da presidenta, de que o Flamengo precisa de boas notícias, com a vitória é mais fácil de ser atendido.

"Zico e Patricia parabenizaram os jogadores e deram todo o mérito à eles. Quando a bola rola, são eles que decidem. Eles escutam isso o tempo inteiro. Os jogadores sofreram muito esses dias e foi um alívio para todos essa vitória. Víamos no semblante do Zico, da Patrícia e dos jogadores a felicidade pela vitória", completou.

Zico pede que confiem no grupo

Logo após o término do clássico com o Botafogo e a vitória do Flamengo por 1 x 0, Zico e Patrícia Amorim se dirigiram ao vestiário para falarem com os jogadores e transmitir apoio. Mesmo ainda não podendo contar com o time ideal, Zico disse que a demonstração de vontade dos jogadores deve ser sempre assim.

"Foi uma emoção muito grande voltar ao Maracanã dando início a um trabalho no Flamengo. E começamos bem, com uma vitória importante contra um adversário difícil. O time jogou com a raça que nós queremos ver em todas as partidas e todos os jogadores estão de parabéns," analisou em seu site.

Esse resultado serviu para dar mais tranquilidade ao grupo e reafirmou que os torcedores devem confiar no trabalho feito pela diretoria.

"É sempre pior torcer do que jogar (risos). Mas fiquei satisfeito com a vitória. O resultado foi muito importante para nós e para o torcedor, que deve continuar acreditando no trabalho que vem sendo feito", disse.

Focado na estruturação do CT e na formação da base, Zico ainda destacou o fato do gol ter saído em jogada de pratas da casa, passe de Vinícius Pacheco e gol de Paulo Sérgio.

"Bom que o gol saiu do Paulo Sérgio, um menino formado na base e que sempre foi artilheiro. O campeonato é muito nivelado e o que faz a diferença é essa vontade. A torcida precisa continuar apoiando esses jovens, pois o time ainda vai melhorar muito", completou o diretor.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Flamengo joga hoje para terminar jejum

O que nos últimos anos se tornou a maior rivalidade do Rio de Janeiro, por si só já tem um bom motivo para o jogo de amanhã no Maracanã, válido pela 8ª rodada do Campeonato brasileiro. Desde 2007 os times se enfrentaram 21 vezes, com 6 vitórias do Flamengo, 4 do Botafogo e 11 empates.

Em 2010, em três jogos no Carioca, o alvi-negro conseguiu duas vitórias e sonha em manter a invencibilidade no confronto. O elenco comandado por Joel Santana está confiante em um bom resultado e o Flamengo precisa vencer para afastar os ´problemas gerados fora de campo e ter uma melhor imagem.

Mas no Campeonato Brasileiro não perde há dez anos. Em 07 de outubro de 2000, o Botafogo venceu por 3x1, o gol rubro-negro foi de Petkovic, que estará em campo hoje.

Marcelo Lomba pronto para a responsabilidade

Geralmente goleiro não pode escolher uma partida para estrear, pois muitas vezes a chance que surge pode ser única. Marcos assumiu a meta palmeirense numa Libertadores e desde lá não largou mais, salvo contusões, mas há 11 anos é o goleiro titular. Marcelo Lomba também jogou uma partida pela Libertadores desse ano e agora é o goleiro titular rubro-negro.

Ciente da responsabilidade e das cobranças por defender o time de maior torcida do Brasil e ainda substituir um goleiro quem tem 4 anos de titularidade, ele não se esconde e nem foge da missão.

"Sei que a responsabilidade é grande. Independente da responsabilidade de substituir o Bruno, penso que represento quase 40 milhões de pessoas. Eu defenderei a nação e espero corresponder ao apoio que tenho tido. Jogar no Flamengo é isso. É, por si só, uma grande responsabilidade", disse o goleiro.

O jogo em questão é o clássico com o Botafogo, nessa quarta, às 21h, no Maracanã. Será o 6º jogo de Lomba pelo Flamengo, o terceiro nesse ano. Além da estreia na Libertadores, jogou também contra o Friburguense pela Taça Rio. Nos dois jogos, não tomou gols e o time saiu vitorioso.

Zico fala sobre o futuro do Flamengo em seu site

Em coluna publicada em seu site - "Zico na Rede" - nesta quarta-feira, Zico dedicou o espaço para falar sobre o planejamento do Flamengo, visando o futuro. Ele diz que toda a sua experiência adquirida como jogador e técnico, faz com que ele acredite que não existe um grande clube se este não tem uma boa estrutura, planejamento e organização. Com essas metas é que ele pretende trabalhar na nova função no Flamengo.

Na coluna ele destacou os esforços para a construção do CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, e a mudança do modo de trabalho das categorias de base do clube. Ele mesmo saiu de lá e junto com Júnior, Leandro, Rondinelli e outros, formou a geração mais vitoriosa da Gávea e que cunhou a famosa frase "Craque o Flamengo faz em casa". Hoje, nem grandes jogadores consegue produzir, pois é preciso buscar gente de fora para reforçar.

"Há um compromisso da presidência com a conclusão do CT e estou aqui para trabalhar por isso e cobrar a promessa de que teremos recursos destinados ao projeto. Na verdade, eu não falaria em completar o CT e, sim, em construí-lo, pois infelizmente o que encontrei foram condições mais do que precárias para as divisões de base. Que dirá para o time profissional trabalhar", disse ele sobre as condições do atual Centro de Treinamento.

Zico destacou as ações a curto prazo e espera que em até um ano o panorama possa ser bem diferente no atual terreno.

"No curto prazo, estamos adquirindo containeres que servirão como salas, refeitórios, vestiários, área de imprensa e por aí vai. Ou seja, vamos oferecer a estrutura mínima de trabalho temporário. Mas, a expectativa é de que daqui a um ano teremos já o primeiro módulo da construção completo, garantindo a separação das operações do profissional e da base."

A preocupação do Galinho com as categorias de formação se justifica pela filosofia de trabalho que tem sido adotada nos últimos anos e também pelo clube não contar com um jogador experiente vindo da base. São somente promessas, que às vezes acabam sentindo o peso da camisa.

Elenco inchado mas ainda carente de qualidade

Entre os jogadores que estão no atual elenco profissional e alguns da base que já foram usados nesse ano, o Flamengo possui 39 jogadores. O meia Renato, que só chega em agosto, completa o plantel.

Desses jogadores, 16 são formados nas categorias de base. Contudo, somente Diego Maurício tem vaga no time considerado titular. Welinton deve jogar contra o Botafogo, mas David seria o titular da posição se tivesse com a situação regularizada. O mesmo se aplica no meio-campo, onde Correa ainda precisa ter o registro efetuado e deve ceder vaga para Rômulo.

Elenco atual:

Goleiros - Marcelo Lomba, Paulo Victor, Vinícius, Diego Lima e Marcelo Carné
Laterais - Léo Moura, Éverton Silva, Galhardo, Juan, Rodrigo Alvim e Jorbison
Zagueiros - David, Ronaldo Angelim, Jean, Fabrício e Welinton
Volantes e Meias - Toró, Corrêa, Willians, Maldonado, Fernando, Lenon, Léo Medeiros, Rômulo, Antônio, Petkovic, Kléberson, Fierro, Vinícius Pacheco, Camacho, Vítor Saba, Carlyle e Michael
Atacantes - Dênis Marques, Val Baiano, Diego Maurício, Paulo Sérgio, Cristian Borja e Marquinhos.

O que chama atenção, em meio a tantos nomes, é que o time ainda carece de um atacante, visto que perdeu Adriano e Vagner Love. Outras posições talvez possam sofrer pela inexperiência.

Ranking das Copas - atualizado

Atualizando o Ranking de Colocação nas Copas do Mundo, já divulgado aqui. Destaque para as finalistas Espanha e Holanda, que agora figuram no Top 10 e Gana que entrou na lista com o 7º lugar. Primeiro para constar os 10 primeiros desta edição de 2010, em ordem: Espanha, Holanda, Alemanha, Uruguai, Argentina, Brasil, Gana, Paraguai, Japão e Chile. São 5 da América do Sul, 3 da Europa, 1 da Ásia e 1 da África. E os três europeus foram os três primeiros...

Ranking das Copas do Mundo
1° - Brasil - 181
2° - Alemanha - 163
3° - Itália - 132
4° - Argentina - 89
5° - Uruguai - 68
6° - França - 64
7° - Inglaterra - 58
8° - Espanha - 52
9° - Suécia - 47
10° - Holanda - 42
11° - Iugoslávia - 40
12° - Hungria - 35
13° - Tchecoslováquia - 32
14° - União Soviética - 30
15° - Áustria - 24
15° - Polônia - 24
16° - Suíça - 21
17° - Chile - 18
18° - Portugal - 17
19° - Romênia - 14
20° - EUA - 12
21° - México - 10
21° - Turquia - 10
22° - Bélgica - 9
22° - Croácia - 9
23° - Bulgária - 8
23° - Coréia do Sul - 8
23° - Paraguai - 8
23° - Peru - 8
24° - Dinamarca - 6
24° - Irlanda do Norte - 6
24° - País de Gales - 6
25° - Alemanha Oriental - 5
26° - Camarões - 4
26° - Cuba - 4
26° - Gana - 4
26° - Japão - 4
26° - Senegal - 4
27° - Coréia do Norte - 3
27° - Irlanda - 3
27° - Ucrânia - 3
28° - Escócia - 2
28° - Nigéria - 2
28° - Tunísia - 2

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Análise do plantel rubro-negro


O Flamengo treinou hoje de manhã na Gávea e já realizou um coletivo visando o próximo jogo do Campeonato Brasileiro que é o clássico com o Botafogo, no dia 14, quarta-feira. O time ideal, no momento, é com Marcelo Lomba, Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan, Willians, Corrêa, Kléberson e Petkovic, Vinícius Pacheco e Diego Maurício. Mas o que chama atenção ainda é a carência em algumas posições.

Quando o time está treinando e a grande notícia (tirando o Caso Bruno) é a possível chegada de reforços, isso mostra que o time atual é carente. No gol, com os problemas de Bruno, existe a possibilidade da contratação de um novo goleiro, apesar de Rogério Lourenço apostar em Marcelo Lomba. Os nomes especulados foram de Lauro (Internacional), Diego Cavaliéri (ex-Liverpool-ING), Fábio (Cruzeiro), Carini (Atlético-MG) e Dida (ex-Milan-ITA).

Léo Moura e Juan convivem com as especulações de transferências internacionais a cada abertura na janela de negociações. David precisa renovar o seu compromisso com o clube que já tem Jean para o setor. Álvaro, destaque na campanha vitoriosa de 2009, não renovou. Falam de Lugano, por já ter sido treinado por Zico, mas não há nada certo.

Corrêa e Renato Abreu chegaram para reforçar o meio, mas o último só jogará em agosto. Kléberson e Fierro, que estiveram na Copa do Mundo, podem sair. O chileno tem o interesse do Boca Juniors. Antônio, jovem cria da base, deve ter a sua primeira oportunidade no time e veio após um período de empréstimo ao CFZ. Ramón, com curta passagem, não renovou.

No ataque residem os maiores problemas. Adriano, Bruno Mezenga, Gil e Dênis Marques deixaram o clube. Para o setor só restaram Diego Maurício e Paulo Sérgio. Val Baiano (foto), com boa passagem pelo Barueri, foi contratado. O colombiano Cristian Borja e o palmeirense Marquinhos também reforçarão o elenco. Mas é de Vágner Love que a torcida sente falta.

O atacante termina seu contrato amanhã (dia 10) e deverá retornar ao CSKA. Ontem, ele se reuniu com Patrícia Amorim e ainda deseja ficar, o acerto depende de um arranjo financeiro e que o clube russo possa ceder no valor anteriormente pedido.

A maior esperança da torcida rubro-negra em termos de brilho e talento na equipe é a possível contratação de Ronaldinho Gaúcho. O jogador tem vínculo com o Milan e o seu procurador e irmão, Assis, garante que é difícil a liberação. Mas se o Flamengo quiser contar com o craque deverá fazer uma proposta direta ao time italiano.

Ranking de Colocação nas Copas

Primeiro veio a curiosidade e depois fui fazer o ranking de colocações das seleções nas Copas do Mundo. Nas 18 edições já finalizadas, listei os 10 primeiros lugares de cada Copa do Mundo. Depois, foi dada a devida pontuação: Campeão - 20, Vice - 10, 3° - 9, 4°- 8, 5° - 6, 6° - 5, 7° - 4, 8° - 3, 9° - 2 e 10° - 1. Sendo assim, 43 seleções entraram no ranking que segue abaixo. Uma curiosidade: Espanha e Holanda, que fazem a final nesse domingo, estão empatadas no 11° lugar com 32 pontos. Com a classificação final da Copa do Mundo 2010, ambas entrarão no Top 10.

Ranking das Copas do Mundo

Pontuação

1° - Brasil

176

2° - Alemanha

154

3° - Itália

132

4° - Argentina

83

5° - França

64

6° - Uruguai

60

7° - Inglaterra

58

8° - Suécia

47

9° - Iugoslávia

40

10° - Hungria

35

11° - Espanha

32

11° - Holanda

32

11° - Tchecoslováquia

32

12° - União Soviética

30

13° - Áustria

24

13° - Polônia

24

14° - Suíça

21

15° - Chile

17

15° - Portugal

17

16° - Romênia

14

17° - EUA

12

18° - México

10

18° - Turquia

10

19° - Bélgica

9

19° - Croácia

9

20° - Bulgária

8

20° - Coréia do Sul

8

20° - Peru

8

21° - Dinamarca

6

21° - Irlanda do Norte

6

21° - País de Gales

6

22° - Alemanha Oriental

5

22° - Paraguai

5

23° - Camarões

4

23° - Cuba

4

23° - Senegal

4

24° - Coréia do Norte

3

24° - Irlanda

3

24° - Ucrânia

3

25° - Escócia

2

25° - Japão

2

25° - Nigéria

2

25° - Tunísia

2

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Baianos no Flamengo

Chega a ser uma vergonha meu afastamento do blog por tanto tempo, mas por esses dias acabei voltando a escrever para o Futnet e ainda tiveram as provas na faculdade e apreparação para o EAC. Mas enfim, estou de volta. Publico um dos artigos do Futnet.

Val Baiano chegou ao Flamengo e tem como referência os 18 gols marcados no Brasileiro do ano passado pelo Barueri. Mas ele não deseja repetir o "sucesso" de Dimba, Souza e Josiel que também vieram através da boa impressão com a artilharia do Brasileiro. Ele pretende seguir os passos de seus conterrâneos que deixaram saudade na Gávea.

"Independentemente de tudo, eu quero ter o mesmo sucesso no Flamengo que outros baianos tiveram. Por aqui passaram excelentes jogadores da minha terra: Júnior Baiano, Bebeto, Edílson, Aldair, Obina… Quero mesmo é fazer parte da lista de baianos que foram bem aqui”, disse o atacante.

Nem todos os baianos com passagem pelo Flamengo tiveram sucesso. Alguém se lembra do meia Advaldo (que passou pelo clube em 2007) ou de Valnei (zagueiro que passou pelo clube entre 2002 e 2003)? Dentre os de maior sucesso estão Nunes, Bebeto e Edílson. Segue abaixo uma lista de jogadores da 'boa terra' que passaram pela Gávea:

- Advaldo (2007 - 3 jogos)
- Bebeto (1983/1989 e 1996 - 307 jogos e 151 gols)
- Beijoca (1979 - 9 jogos e 1 gol)
- Bobô (1990 - 25 jogos e 14 gols)
- Charles Baiano (1994 - 29 jogos e 18 gols)
- Dendê (1975/1977 - 57 jogos)
- Edílson (2000/2001 e 2003/2004 - 115 jogos e 51 gols)
- Evilásio (1978 - 12 jogos e 1 gol)
- Fabão (1998/2000 - 86 jogos e 2 gols)
- Fábio Baiano (1992/1996, 1997/1998, 1999/2000 e 2003/2004 - 328 jogos e 41 gols)
- Flávio Tanajura (2002 - 21 jogos e 1 gol)
- Jorbison (2009/2010 - 3 jogos)
- Júnior Baiano (1988/1993, 1996/1998 e 2004/2005 - 335 jogos e 32 gols)
- Liédson (2002 - 29 jogos e 15 gols)
- Luciano Baiano (2003 - 33 jogos)
- Merica (1975/1978 - 183 jogos e 9 gols)
- Nunes (1980/1983, 1984 e 1987 - 214 jogos e 99 gols)
- Obina (2005/2009 e 2010 - 182 jogos e 47 gols)
- Onça (1968/1971 - 164 jogos e 7 gols)
- Seabra (1917/1927 - 60 jogos e 4 gols)
- Toninho Baiano (1976/1980 - 241 jogos e 23 gols)
- Valdomiro (2004 - 5 jogos)
- Valnei (2002/2003 - 21 jogos)
- Vampeta (2001 - 16 jogos e 1 gol)
- Vandick (1987/1988 - 4 jogos)
- Zé Carlos (2002/2003 - 66 jogos e 22 gols)
- Zé Eduardo (1971 - 6 jogos)
- Zózimo (1965 - 4 jogos)

Fontes: Flapédia e Flaestatística